Saúde orienta população a conferir se está com as vacinas em dia antes das viagens de fim de ano e de férias escolares
Para evitar riscos de contaminação, a proteção contra a febre amarela, o sarampo e outras doenças deve estar em dia
Foto: Prefeitura de Barretos
A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barretos orienta a população a conferir se está com todas as vacinas em dia antes de iniciar as viagens de fim de ano e do período de férias escolares. A medida é importante para evitar o risco de contaminação por doenças como sarampo e febre amarela, entre outras, ao visitar certas regiões do País. Em caso de viagens internacionais, também se deve verificar quais vacinas são exigidas para entrar no país a ser visitado.
Para conferir se há alguma vacina precisando ser atualizada, a população pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima das 8h às 16h, exceto a UBS do bairro Vida Nova, em que o horário de atendimento na sala de vacina é das 8h às 12h. Também é possível conferir a carteirinha e se vacinar no Postão das 8h às 12h.
Como haverá alteração nos dias de funcionamento das UBSs em razão das festividades de fim de ano, confira os dias em que haverá atendimento com vacinação neste mês e se programe:
- 29 de dezembro, segunda-feira;
- 30 de dezembro, terça-feira.
Em 2026, as UBSs retomam o atendimento no dia 5 de janeiro, segunda-feira, às 7h, com abertura da sala de vacinação às 8h.
Mesmo as pessoas que não estejam encontrando sua carteirinha de vacinação podem procurar a UBS, e o profissional da saúde irá consultar as informações de vacinação registradas no Meu SUS Digital. Para o atendimento, é sempre necessário apresentar um documento com foto (CNH, CIN ou RG).
Sintomas de sarampo
Uma doença de fácil contágio que requer preocupação é o sarampo. Quanto menor o número de pessoas vacinadas, maior o risco. Os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças virais, podendo ocorrer manchas vermelhas, febre alta (acima de 38.5 ºC), tosse seca, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. A doença pode provocar pneumonia, perda definitiva da audição, inflamação no cérebro e levar à morte. Em caso de sintomas, deve-se procurar uma UBS ou a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA).
A transmissão pode ocorrer por tosse, espirro, fala e respiração. Mesmo antes das manchas vermelhas aparecerem pelo corpo, a pessoa contaminada já pode estar transmitindo o sarampo.
Todas as pessoas que tenham entre 1 ano e 59 anos de vida devem conferir se estão com a proteção contra o sarampo em dia. A proteção contra o sarampo pode ser alcançada por meio da vacina tríplice viral ou tetra viral. Essas vacinas protegem também de outras doenças, como a rubéola e caxumba.
Dengue, HPV e outras doenças
Todas as vacinas disponíveis na UBS são importantes, entre elas as que protegem contra a febre amarela, gripe, Covid-19 e poliomielite.
A vacina contra a dengue continua disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. Para a proteção ser eficiente, essa vacina precisa ser tomada em duas doses.
Em Barretos, mais de 7 mil crianças e adolescentes têm idade para tomar a vacina contra a dengue na rede pública de saúde, mas apenas três em cada 10 dessas crianças e adolescentes foram levados pelos pais a uma UBS para receber a primeira dose dessa vacina. E menos da metade dos que tomaram a primeira dose voltaram para receber a segunda.
Para as crianças e jovens estre 9 e 19 anos está disponível também a vacina contra HPV (papilomavirus humano). A vacina é indicada para meninas e meninos e protege contra câncer do colo do útero, de garganta, de boca, entre outros. O HPV é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum no mundo e a vacina é a forma mais eficaz de prevenção.
Para as gestantes, está disponível a partir deste mês a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que provoca a bronquiolite, especialmente em bebês.









